Estação de rádio privada destruída por jovens furiosos no Gana

Dakar, Senegal (PANA) - A Fundação da Imprensa da África Ocidental (MFWA), uma organização de defesa da liberdade de imprensa sedeada em Accra, declarou que cerca de 30 jovens em cólera atacaram as instalações da Gift FM, uma estação de rádio privada, soube-se de fontes seguras na capital ganense.

A estação radiofónica foi atacada depois da divulgação duma informação não autorizada sobre a punição do diretor-geral do hospital presbiteriano da cidade, Fred Yeboah, pelo conselho tradicional de Dormaa.

Segundo um comunicado da MFWA, transmitido segunda-feira à PANA, o diretor da estação de rádio Gift FM, Kwabena Boahene, explicou à MFWA que o chefe de Dormaa, Osagyefo Oseadeyo Nana Agyemana Badu II, anunciou a punição durante um comício a 17 de fevereiro de Yeboah, prevenindo os jornalistas presentes na reunião para não publicar a notícia, já que as razões desta sanção são desconhecidas.

"Já que desafiamos as ordens do chefe, jovens atacaram-nos, destruindo as nossas instalações e pretendiam incendiá-las com barris de gasolinas", disse o diretor da rádio.

Felicitando a Polícia por ter restabelecido a calma e ter impedido os jovens de destruir a rádio continuando a proteger o pessoal desde que o incidente ocorreu, o comunicado revelou que uma queixa oficial foi apresenttada e que o inquérito continua.

"Lembramos igualmente a todos que a Constituição do Gana garante a liberdade e a independência da imprensa", frisou a MFWA, acrescentando que a Constituição estipula claramente no seu artigo 162 alínea 2 que não haverá censura no país.

-0- PANA MLJ/VAO/AKA/IS/SOC/MAR/TON  25fevereiro2014

25 Fevereiro 2014 16:39:35




xhtml CSS