Espanha reafirma apoio à União Africana

Madrid, Espanha (PANA) - O Governo espanhol reafirmou o seu apoio à União Africana (UA) depois da participação, quarta-feira, do secretário de Estado espanhol para os Negócios Estrangeiros, Ignacio Ybanez, enquanto observador no Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-membros da UA, indica um comunicado do Ministério espanhol transmitido à PANA sexta-feira.

Madrid revela a importância da sua participação nesta reunião dos ministros africanos dos Negócio Estrangeiros, em prelúdio à 26ª cimeira da União Africana que arrancou este sábado na sede da organização pan-africana, em Addis Abeba, na Etiópia.

A presença do secretário de Estado espanhol para os Negócios Estrangeiros nesta reunião enquanto observador, acrescenta o comunicado, "demostra o apoio do Governo espanhol à União Africana, enquanto a Espanha é membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, organização que aborda várias questões ligadas a África".

À margem da sua presença na cimeira de Addis Abeba, Ybanez participou igualmente na quinta reunião do Grupo de Contato Internacional sobre a Líbia copresidido pela ONU e pela União Africana e que agrupa vários países, incluindo a Espanha.

Ele deve assisitir igualmente à reunião dos Enviados Especiais para o Sahel, a decorrer também à margem da cimeira e que tenta coordenar as posições dos países interessados face aos desafios de segurança e de desenvolvimento na região.

O secretário de Estado espanhol para os Negócios Estrangeiros vai organizar, além disso, reuniões biltarerais com os ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, da Argélia, de Djibuti, do Uganda, da República Democrática do Congo, do Senegal, do Sudão, da Nigéria, da Etiópia e dos Camarões.

A cimeira da UA, cujo lema é "2016: Ano dos Direitos Humanos em África, com ênfase particular nos direitos das Mulheres", é marcada pela conferência dos chefes de Estado e de Governo, prevista para 30 e 31 de janeiro.

Um novo presidente da União será eleito para o exercício de 2016 substituindo o Presidente cessante, o Zimbabweano, Robert Mugabe.

-0- PANA SIH/JSG/IBA/MAR/IZ 30jan2016

30 Janeiro 2016 15:55:32




xhtml CSS