Escritora maurícia vence prémio da Francofonia

Bucareste- Roménia (PANA) – A edição de 2006 do Pr-émio dos Cinco Continentes da Francofonia foi atribuída domingo em Bucareste à escritora maurícia Ananda Devi pelo seu romance "Eve de ses décombres" publicado pelas edições “Gallimard”.
A vencedora recebeu o seu prémio das mãos do secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, na presença do ministro romeno da Cultura e Cultos, Adrina Iorgulescu.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no Teatro Nacional de Bucareste à margem da 11ª cimeira dos chefes de Estado e Governo da Francofonia.
O júri do prémio, presidido pelo escritor congolês Henri Lopes, destacou a "escritura muito bela (de Ananda Devi) representativa da diversidade das culturas no espaço francófono, bem como pela originalidade das suas personagens que vão aos campos de animalidade a fim de mover a consciência dos que pensam representar a humanidade".
Por outro lado, pela primeira vez desde a instituição deste prémio em 2001, foi atribuído uma "Menção Especial" ao escritor canadiano Pierre Yergeau pelo seu romance "Cité des vents" publicado pelas edições "L'Instant même".
Criado pela OIF, que se engaja em promover os romances premiados e os seus autores até à edição seguinte, o Prémio dos Cinco Continentes tem como objectivo desenvolver talentos literários que reflictam a expressão da diversidade cultural e editorial em língua francesa nos cinco continentes.
O prémio, dotado duma bolsa de 10 mil euros para o laureado e cinco mil euros para a menção especial, consagra um romance dum escritor que relata uma experiência específica enriquecedora da língua francesa.
Para a edição de 2006, o júri do Prémio dos Cinco Continentes recebeu 141 obras de 11 países do espaço francófono.
Apenas 10 foram seleccionadas pelos membros do júri que premiaram a maurícia Ananda Devi.

25 Setembro 2006 20:22:00




xhtml CSS