Escritor maliano ganha prémio de teatro francófono

Paris- França (PANA) -- O prémio "Sony Labou Tansi" de 2005 para o teatro francófono foi atribuído ao escritor maliano Moussa Konaté pela sua peça "Un appel de nuit" (Chamada de Noite) publicada em 1995 nas Edições Lansman de Bruxelas (Bélgica).
Segundo os organizadores do Festival da Francofonia de Limousin (oeste de França), o escritor maliano foi escolhido pela "qualidade da sua peça" por um comité de leitura de cerca de 300 liceus franceses.
O prémio, que será entregue ao laureado durante o Festival da Francofonia de Limousin previsto de 27 de Setembro a 9 de Outubro, foi instituido em 2003 em homenagem ao dramaturgo congolês Sony Labou Tansi, falecido em 1995 em Brazzaville na sequência duma prolongada doença.
Autor de diversas peças de teatro, entre as quais "La vie et demie" (Vida e Meia) publicada em 1979 pelas Edições do Seuil em Paris e "Les yeux du volcan", (Olhos do Vulcão) pela mesma editora em 1988, Sony Labou Tansi é considerado como um dos maiores dramaturgos contemporâneos africanos.

24 Setembro 2005 10:49:00


xhtml CSS