Equipa técnica de atletas quenianos ligados a doping ameaçada de suspensão

Nairobi, Quénia (PANA) – Os membros da equipa técnica dos atletas quenianos acusados de doping ou que não se pronunciarem sobre tais informações serão suspensos para sempre, declarou segunda-feira o presidente da Federação Queniana de Atletismo (AK), Jack Tuwei.

Em declaração à imprensa, Tuwei indicou que os culpados mais conhecidos no meio desportivo, nomeadamente treinadores, gestores e acompanhantes, serão suspensos de quaisquer atividades ligadas ao atletismo se for confirmado que eles estão implicados neste caso.

Em 2015 e 2016, o Quénia registou escândalos de doping que salpicaram grandes atletas de alto nível, culminando na imposição de sanções pelas instâncias do mundo desportivo, referiu-se.

Acrescentou que escândalos de doping levaram a IAAF a colocar o Quénia na sua lista de controlo mesmo se este se precipitou para instalar uma Agência de Luta contra o Doping (ADAK).

Porém, frisou, a criação da ADAK suavizou a IAAF ao ponto de retirar o país da lista de controlo porque, disse, esta mobiliza todas as partes em causa a fim de aderirem à luta contra o flagelo.

« Nós queremos que 2018 seja um ano limpo para o Quénia, que todas as partes em causa adiram ao combate para erradicarmos o doping desta disciplina desportiva », concluiu.

-0- PANA DJ/AR/ASA/TBM/SOC/FK/DD 14fev2018

14 Fevereiro 2018 11:23:10


xhtml CSS