Epidemia de meningite faz pelo menos 50 mortos no Gana

Accra, Gana (PANA) – A epidemia de meningite de pneumococo fez pelo menos 50 mortos no Gana, anunciou o ministro da Saúde, Alex Segbefia, precisando que 246  casos foram registados nas províncias de Brong  Ahafo, Ashanti, Upper West e Upper East.

O governante ganense prometeu ao Parlamento  fazer uma nova avaliação na próxima semana.

Segundo o jornal « The Graphic »,  face ao aumento do número de mortes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) interveio para ajudar as autoridades sanitárias ganenses a colocar a epidemia sob controlo.

Estas  últimas recomendam à população evitar as concentrações e os contactos com as pessoas infetadas.

Quem se sentir mal, quer sentindo uma dor e uma rigidez na nuca, que são os sintomas da doença, deve deslocar-se rapidamente a uma infraestrutura sanitária, indicou.

« A doença surge bruscamente e progride rapidamente de modo que as pessoas devem dirigir-se para as estruturas de saúde logo que  tiverem dores », aconselha  Emmanuel Amoha, diretor adjunto paraos Tratamentos Clínicos na Direção da Saúde da Província Oriental.

Ele recomenda à população lavar regularmente as mãos com sabão e utilizar lenços para cobrir a boca quando tossirem, entre outras medidas visando impedir a propagação da meningite.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 29jan2016

29 Janeiro 2016 13:05:10


xhtml CSS