Enviado especial da ONU visita Bukavu na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O representante especial adjunto do Secretário-Geral das Nações Unidas para as Operações e Estado de Direito, David Gressly, encontra-se em Bukavu, na RD Congo, onde vai inaugurar um projeto de impacto rápido na maternidade do Hospital Geral local, indicou um responsável onusino.

Segundo Charles Bambara, diretor de Informação Pública da Missão das Nações Unidas para Estabilização na RD Congo (MONUSCO), Gressly deve deslocar-se ao campo de trânsito dos ex-combatentes das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR), em Walungu (Kivu-Sul) bem como  o local de mineração de Luinja, no território de Mwenga (Kivu-Sul).

A área de Luinja é palco de conflitos recorrentes ligados à mineração artesanal nas concessões duma empresa mineira chamada Banro Corporation.

A 18 de setembro último, Gressly visitou Kamanyola, acompanhado de representantes do ACNUR, tendo mantido encontros com as autoridades locais e refugiados burundeses para resolver a questão  do registo completo e a reinstalação de refugiados para longe da fronteira burundesa, e em conformidade com as leis e políticas internacionais e nacionais.

Esta visita, efetuada após os confrontos entre os refugiados burundeses e as forças de segurança da RD Congo fazia parte dos esforços de mediação para a restauração da paz.

Os confrontos em causa deixaram 39 mortos, dos quais 38 refugiados burundeses e um soldado congolês, lembre-se.

-0- PANA KON/DIM/IZ 07dez2017

07 Dezembro 2017 18:57:55


xhtml CSS