Encontro sub-regional sobre a diabete em Ouagadougou

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- Cerca de 150 especialistas em diabete vindos do Benim, Mali, Níger, Senegal e Burkina Faso iniciaram quinta-feira em Ouagadougou, uma reunião de três dias sobre "emergências em diabetologia", constatou-se no terreno.
Durante os seus trabalhos, os especialistas vão proceder especialmente a troca de experiências em matéria de tratamento dos diabéticos e apresentar, atavés de diversas comunicações, resultados de inquéritos e trabalhos científicos realizados no Burkina Faso e na sub-região sobre a doença e a sua evolução.
A diabete faz parte das doenças não transmissíveis que pesam muito no orçamento da saúde no mundo.
Onerosa e de cura demorada, a diabet, uma vez instalada, é penosa para os doentes e o custo de tratamente oscila entre 150 mil e 200 mil F CFA (241 a 321 Dólares americanos).
Segundo as estatísticas da Organização mundial da saúde (OMS), a diabete afecta mais de 170 milhões de pessoas no mundo e representa cerca de 8 por cento da totalidade dos orçamentos de saúde dos países industrializados e 6 por cento da população mundial.
As recentes estimativas vaticinam que a prevalência da diabete açucarada vai continuar a progredir, principalmente nos países em via de desenvolvimento.
A OMS estima em cerca de 300 milhões de pessoas o número de pacientes da diabete açucarada até 2005 no mundo inteiro.
No Burkina Faso situa-se entre 1 e 2 por cento a taxa de prevalência desta doença no seio da população geral.
A taxa é indêntica a do Benim, onde um inquérito similar foi realizado.
"Apesar da ausência de pesquisas, estes dados permitem já considerar esta doença como um problema de saúde pública", indicou um especialista, o Dr.
Inoussa Tiémtoré Na abertura dos trabalhos do encontro, o ministro burkinabe da Saúde, Alain Bédouma Yoda, sublinhou que a sua área não vai poupar nenhum esforço para apoiar as diferentes acções de luta contra a diabete, sobretudo quando estas vão no sentido da melhoria do conhecimento da doença para um bom tratamento.

30 Janeiro 2003 19:07:00


xhtml CSS