Encontro recomenda apoio à investigação científica em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O primeiro Encontro Nacional sobre a Investigação e Desenvolvimento (ENID), que decorreu entre quinta- feira e sábado passados na cidade da Praia, defendeu um maior empenho do poder público no apoio à investigação ciêncitífica em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte da organização do evento.
Os cerca de 120 investigadores participantes, cabo-verdianos e estrangeiros, recomendaram nas suas conclusões que cabe agora ao Parlamento cabo-verdiano zelar para que haja uma verba destinada ao sector das Ciências no Orçamento Geral do Estado (OGE).
Neste sentido, os participantes no ENID defenderam a criação de uma rubrica no OGE destinada à promoção da ciência e tecnologia, que tenha em perspectiva a integração regional.
O encontro aprovou um conjunto de sete recomendações, com destaque para a criação de um instituto para o desenvolvimento científico e tecnológico, que dê especial atenção a vocações precoces dos jovens neste domínio.
Ao encerrar o encontro, a ministra cabo-verdiana da Reforma do Estado e Defesa Nacional, Cristina Fontes Lima, reiterou o empenho do seu Governo para a existência de uma comunidade científica, preocupada com o desenvolvimento de Cabo Verde.
O primeiro ENID foi realizado no âmbito da preparação para a instalação do Instituto da África Ocidental (IAO), criado recentemente pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e que vai ficar sedeado na cidade da Praia.
Ao longo dos três dias do ENID, foram apresentadas dezenas de temas das mais variadas áreas do conhecimento, e os organizadores consideram que importa agora implementar as conclusões e recomendações.

16 Novembro 2009 20:21:00


xhtml CSS