Encontro entre Presidente togolês e principal opositor faz manchetes

Lomé- Togo (PANA) -- O encontro discreto em Roma (Itália) na semana passada entre o Presidente togolês Faure Gnasingbé e o seu principal opositor Filchrist Olympio esteve esta semana no centro das atenções da imprensa togolesa.
"Um encontro que suscita agitações sociais", escreveu o jornal "Tingo Tingo" (dirigido por Augustin Assiobo, simpatizante notório do regime do ex-Presidente Eyadéma - pai do actual chefe do Estado), criticando Olympio, líder da União das Forças de Mudança (UFC, principal partido de oposição), por não ter "verdadeiramente associado" outros líderes opositores, limitando-se apenas a informá-los sem pedir previamente as suas opiniões.
Para o jornal "Forum de la semaine", este é um "frente a frente para troçar dos togoleses" porque "a resolução da crise togolesa passa pela reunião de toda classe política a volta duma mesa e não por um encontro sob a égide duma comunidade qualquer que não tem "nenhum meio de pressão no seio das nossas instituições".
Qualquer negociação outra que esta via seria uma "reconciliação efémera", sustenta o Forum de la semaine.
"O encontro de Roma, de facto, não é um mercado de patetas como alguns querem insinuar", salientou o jornal "Nouvel Eclat", acrescentando que "na política é preciso saber parar, acalmar e dizer a verdade".
Por sua vez, o "Le Regard" escreveu com prudência que "tanto os togoleses como os observadores avisados da arena política habituados aos mexericos da classe política togolesa esperam os resultados palpáveis antes de pensar que se passou alguma coisa de sério".
O jornal "Crocodile", que parece acreditar um pouco no encontro de Roma, afirma entretanto serem precisas "verdadeiras soluções" para a crise togolesa em vez de "encontros espectaculares".
O Crocodile estima que o que importa hoje é a abertura dum diálogo nacional sob a égide da comunidade internacional porque, no seu entender, "já não é mais o momento para encontros enganosos mais sim para reuniões sérias".

29 Julho 2005 20:23:00


xhtml CSS