Encontro Africano da Fotografia atribui sete prémios

Bamako- Mali (PANA) -- Sete prémios serão entregues durante o VI Encontro Africano da Fotografia que decorrerá de 10 de Novembro a 10 de Dezembro na capital maliana Bamako, de acordo com os organizadores do evento.
  Um júri composto por profissionais da fotografia concederá o prémio Seydou Keïta, em memória do fotógrafo maliano falecido em 2000, ao melhor retratista, enquanto o prémio da União Europeia recompensará o trabalho fotográfico de imprensa ou de reportagem.
O prémio da Agência Intergovernamental da Francofonia (AIF) será concedido ao melhor fotógrafo francófono, o prémio Elam da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) será outorgado ao autor duma monografia, ao passo que o prémio África em Criações vai destacar o melhor trabalho de criação dum jovem fotógrafo.
  O prémio "Coup de Coeur Accor" que recompensará um jovem artista e um prémio do júri com menções especiais serão atribuídos aos fotógrafos da diáspora.
  Durante os VI encontros, de acordo com os organizadores, dois dos cinco laureados no V Encontro realizado em Outubro de 2003 vão apresentar o fruto das suas pesquisas.
  A nigeriana Fatima Tuggar, vencedora do prémio do júri em 2003, empresta elementos às linguagens familiares da publicidade, do divertimento de massa e do folclore para explorar as implicações sociais e culturais da tecnologia e para revelar os diversos impactos da imprensa sobre a realidade.
Por seu lado, o seu compatriota Emeka Okereka, laureado do prémio África em Criações em 2003, procura tomar em conta a importância e o sentido da paixão entre um homem e uma mulher.
O VI Encontro Africano da Fotografia previstos é organizados pelo Ministério maliano da Cultura, pela Casa da Fotografia sediada em Bamako, pela União Europeia, pela Associação Francesa da Acção Artística (AFAA), pela Fundação África em Criações, pelo Ministério francês dos Negócios Estrangeiros e pelo Vice- Ministério francês para a Cooperação, Desenvolvimento e Francofonia.
  

31 Outubro 2005 14:38:00


xhtml CSS