Encerrada conferência do Polo de Qualidade Inter-Países na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A segunda conferência Polo de Qualidade Inter-Países (PQIP), organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA), foi encerrada quarta-feira à noite em Abidjan, constatou a PANA no local.

O encontro reuniu nove ministros africanos do Ensino Técnico e Formação Profissional, bem como 10 chefes de delegações e mais de 100 peritos e parceiros para o desenvolvimento,

Os participantes recomendaram que os resultados da conferência fossem tidos em conta  durante a Trienal da ADEA, prevista para fevereiro próximo no Burkina Faso, e desejou que a ADEA apoiasse o prosseguimento dos trabalhos do PQIP e do Desenvolvimento das Competências Técnicas Profissionais (DCTP) em vários domínios.

A Trienal versará  essencialmente sobre a educação e a formação para o desenvolvimento sustentável de África.

As recomendações dizem respeito, entre outras matérias, aos meios de ajudar os países do Polo a considerarem e reconhecerem as diversas formas de aquisição das competências enquanto partes integrantes do sistema de formação.

Os participantes pediram o apoio e o reforço do papel do setor privado e das organizações profissionais enquanto parceiros completos dos decisores públicos nos domínios da conceção, da execução, da gestão, da avaliação e do acompanhamento dos percursos e dos dispositivos do DCTP.

Propuseram igualmente o aprofundamento das pistas de reflexão e de ação abertas durante a conferência, tais como a inserção pela economia dos jovens, as novas formas de aprendizagem e de alternância, os modos e os meios de reforço das competências da população ativa, nomeadamente no setor informal e agrícola.

A segunda conferência do PQIP  analisou vários temas, nomeadamente « as competências críticas em resposta à procura económica de competitividade e à procura social da inserção no mundo do trabalho », « as parcerias entre o público e o privado para sistemas de formação eficazes e sustentáveis », "as vias e os meios para reconhecer e certificar todas as formas de competências adquiridas ».

A primeira conferência do PQIP realizou-se em 2010 em Abidjan, a capital económica ivoiriense.

-0- PANA AC/JSG/FK/DD 22set2011

22 Setembro 2011 23:27:16


xhtml CSS