Empresas marroquinas e alemã criam companhia aérea

Rabat- Marrocos (PANA) -- Três empresas privadas marroquinas associaram-se ao operador alemão "TUI", primeiro grupo turístico integrado da Europa e quinto transportador no velho continente, para criar a primeira companhia privada de baixo custo de Marrocos, soube quarta-feira a PANA de fonte bem informada em Rabat.
Marrocos assinou em Dezembro um acordo "céu aberto" com a União Europeia, que entrará em vigor em 2006 com vista a promover o sector turístico, visto que Rabat pretende dobrar o número de turistas para 10 milhões em 2010 com um volume de negócios de 10 biliões de dólares americanos.
A nova companhia de baixos custo, baptizada "Jet4you", começará os seus voos em Março com dois aviões alugados do tipo "Boeing 737-400" e pretende aumentar a sua frota de dois aparelhos anualmente para atingir 10 aeronaves em 2010.
A Jet4you deverá recrutar cerca de 100 pessoas antes de reforçar a sua frota e os seus recursos humanos nos próximos anos.
A companhia prevê transportar 160 mil passageiros no primeiro ano de actividade com o objectivo de atingir 900 mil em 2008 e um milhão e 700 mil em 2010.
Ela é dotada de um capital inicial de cinco milhões e 500 mil de euros e é detida pela "Aviation Investment Company (AIC)".
O operador alemão TUI possui 40 por cento da AIC e da Jet4you, enquanto o "Attijari Wafa", primeiro banco privado marroquino, e o Fundo de Invesitmento "Investima", divisão da Sociedade Geral Marroquina de Bancos (SGMB), detêm 20 por cento cada.
A Jet4you foi criada por iniciativa de Guy Marrache e Ahmed Benabbès-Taarji, dois investidores do sector do turismo, em parceria com o TUI.

29 Dezembro 2005 11:50:00




xhtml CSS