Empresa sul-africana investe $ 361 milhões na produção de milho e arroz no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A empresa sul-africana, Tödi river farms, especializada na produção de fertilizantes agrícolas e alimentos do gado, investirá 200 biliões de francos CFA (361 milhões 993 mil  240 dólares americanos) no Congo para produzir essencialmente milho, arroz, soja e feijão, soube a PANA esta segunda-feira em Brazzaville, junto do Ministério congolês da Agricultura e Pecuária.

O Governo congolês e responsáveis desta empresa sul-africana assinaram recentemente em Brazzaville um contrato de arrendamento que autoriza a Tödi river farms a lançar as suas atividades nos 40 mil hectares de terra de Malolo, pequena aldeia situada a mais de 400 quilómetros a sudoeste de Brazzaville, de acordo com a fonte.

Citado, o ministro congolês da Agricultura e Pecuária, Henri Djombo, saudou a excelência das relações entre o seu país e a África do Sul, indicou que as atividades agrícolas e agroindustriais contribuirão, com certeza, para impulsar o setor e garantir a autosuficiência alimentar no Congo.

Durante os 60 anos previstos no arrendamento, os exploradores sul-africanos realizarão também a pecuária dos bovinos, de acordo com a governante.

Por sua vez, o diretor-geral da Agricultura, Simon Dieudonné Savou, declarou que a cultura do milho, necessária à produção dos alimentos de gado, vai aumentar a oferta agroalimentar do Congo.

Acrescentou que « a produção dos alimentos de gado permitirá desenvolver a pecuária ».

No plano do desenvolvimento local, a empresa Tödi river farms poderá, finalmente, criar quase 250 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos por campanha agrícola, disse.

O caderno de encargos prevê igualmente uma transferência de competência, já que os técnicos vão dever formar novas gerações de exploradores agrícolas congoleses, indica-se.

Do seu lado, o diretor-geral da empresa, Déon Lézar, prometeu valorizar os 40 mil hectares de terra.

« A nossa empresa conseguiu acompanhar vários fazendeiros. Somos um parceiro perfeito, porque temos a certeza de executar este projeto agrícola”, tranquilizou Lezar.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 4dez2017

04 ديسمبر 2017 13:27:07


xhtml CSS