Emissários da CEDEAO iniciam missão em Abidjan

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Três chefes de Estado da África Ocidental, designadamente os Presidentes Boni Yayi do Benin,  Ernest Koroma da Sera Leoa e Pedro Pires de Cabo Verde, messageiros da Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEAO), iniciaram nesta terça-feira, a sua missão junto do Presidente cessante da Côte d'Ivoire, Laurent Gbagbo, constatou no local a PANA.

O Presidente Ernest Koroma, o primeiro a chegar ao solo ivoiriense às 9h20 (hora local e TMG), foi acolhido pelo primeiro-ministro do Governo de Laurent Gbagbo, Aké Ngbo, e pelo presidente do Conselho Económico e Social, Laurent Dona Fologo.

O Presidente Yahi Boni juntou-se a ele 40 minutos mais tarde, tendo sido acolhido pelas mesmas personalidades, enquanto o terceiro, o Presidente Pedro Pires, desembarcou ais tarde, juntando-se aos seus pares num grande hotel de Abidjan, onde todos encontraram o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, J.Y Choi, os representantes da União Africana (UA) e os da CEDEAO.

Nenhuma declaração foi dada à imprensa e a sua escolta dirigiu-se para o Palácio Presidencial no  Plateau, em Abidjan, onde devem avistar-se com  Laurent Gbagbo.

Após a audiência com o Presidente Gbagbo, Yayi, Koroma e Pires deverão manter encontro com Alassane Ouattara, o Presidente proclamado pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), como vencedor das eleições presidenciais de 28 de Novembro último na Côte d'Ivoire.

No termo da sua cimeira extraordinária realizada sexta-feira última em Abuja, capital federal da Nigéria, os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO designaram os três chefes de Estado para levarem a mensagem da Instituição da África Ocidental ao Presidente cessante da Côte d’Ivoire, Laurent Gbagbo, convidando-o a ceder o poder ao Presidente eleito, Allassane Ouattara.

Esta ação parece ser a última que a CEDEAO lança nas suas tentativas diplomáticas de resolução da crise ivoiriense, que não exlui, em caso de fincapé de Laurent Gbagbo, a adopção duma solução militar regional para o destronar.

-0- PANA GB/SSB/CJB/DD     28Dez2010

28 Dezembro 2010 17:13:55




xhtml CSS