Emissários da CEDEAO discutem com chefe da ONUCI

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – Os emissários da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), os Presidentes Pedro Pires de Cabo Verde, Ernest Bai Koroma da Serra Leoa e Yayi Boni do Benin, reuniram-se terça-feira com o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Côte d'Ivoire, Young Jin Choi.

O chefe da ONUCI informou os emissários da CEDEAO sobre o processo eleitoral que está num impasse desde a proclamação dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro último.

Os três chefes de Estado da CEDEAO vieram a Abidjan para transmitir uma mensagem da cimeira extraordinária da organização sub-regional de 24 de Dezembro último, que ameaçou recorrer à força para destituir o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, caso ele persista em se manter no poder apesar do reconhecimento internacional da vitória do seu opositor, Alassane Ouattara.

Num comunicado saído da sua última cimeira sobre a Côte d'Ivoire, a CEDEAO, tal como as Nações Unidas, a União Africana e a União Europeia, reconheceu a vitória de Alassane Ouattara e exortou Laurent Gbagbo a operar uma transição pacífica do poder.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/MAR/TON 29Dezembro2010 

29 Dezembro 2010 09:58:50




xhtml CSS