Agência Panafricana de Notícias

Emissário de Trump esperado no Rwanda, Uganda e Quénia

Luanda, Angola (PANA) - Luanda, Angola (PANA) - Um emissário do Presidente americano, Donald Trump, ruma brevemente para o Rwanda, Uganda e Quénia, a fim de discutir com autoridades locais nomeadamente o conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o Departamente de Estado americanos.

Trata-se de Massad Boulos, muito próximo de Trump, de origem libanesa e cujo filho se casou com a filha deste último, Tiffany, segundo a mesma fonte.

O conselheiro especial de Trump deslocar-se-á a 3 de abril corrente para a RDC, o Rwanda e o Uganda, acompanhado de uma diplomata de alto nível, Corina Sanders.

Encontrar-se-á com os chefes de Estado e empresários a fim de impulsionar os esforços com vista a uma paz duradoira no leste congolês e à promoção dos investimentos do setor privado americano na região, segundo a mesma fonte.

Os rebeldes do Movimento de 23 de Março de 2021, apoiados pelo Rwanda, tomaram o contro de vastas extensões do território congolês, no leste, onde se apoderaram em finais de janeiro e meiados de fevereiro últimos as cidades de Goma e Bukavu, por meio de uma ofensiva de grande envergadura.

Goma é a capital da província de Kivu-Norte, ao passo que Bukavu, a da de Kivu-Sul, zonas ricas em minerais e com forte potencial agrícola.

-0- PANA JA/DD 2abril2025