Emissário da UA consulta representantes em Darfur

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O emissário especial da União Africana (UA) para Darfur (oeste sudanês), Salim Ahmed Salim, iniciou uma visita de uma semana ao Sudão para lançar outras consultas sobre os preparativos das próximas negociações sobre esta província do Sudão assolada por conflitos armados.
A Comissão da UA indicou quinta-feira que a visita de Salim inclui a aplicação da segunda etapa, a fase de pré-negociações, do roteiro misto UA-ONU para o processo político de Darfur.
Salim já se reuniu em Cartum (a capital sudanesa) com altos responsáveis do Governo deste país, dos quais o ministro dos Negócios Estrangeiros, Lam Akol, e o director-geral dos Serviços Nacionais de Inteligência e Segurança, o general Sallah Gosh, bem como os signatários do Acordo de Paz sobre Darfur (DPA).
O emissário especial da UA, cuja visita surge após o recente périplo do seu homólogo das Nações Unidas, Jan Eliasson, deveria reunir-se quinta-feira com responsáveis das organizações femininas em Cartum antes de se deslocar a 26 de Agosto a El Fasher para discutir com altas autoridades da Missão da UA no Sudão (AMIS).
O seu itinerário inclui uma visita de cortesia a Wali (governador) do Estado do Norte de Darfur antes de partir para a cidade de Zallingei com vista a debater o processo de paz com líderes e representantes da sociedade civil desta região sudanesa assolada por uma guerra civil desde Fevereiro de 2003 fazendo cerca de 200 mil mortos e mais de dois milhões de deslocados.
Salim vai deslocar-se segunda-feira próxima a El Geneina, a capital do Estado de Darfur ocidental, para manter uma reunião com Wali local, com representantes dos deslocados internos, com responsáveis das organizações da sociedade civil e com autoridades tradicionais.
No seu regresso a 28 de Agosto a Cartum, o emissário da UA em Darfur vai informar os representantes da comunidade internacional e Organizações não Governamentais (ONG) sobre as suas consultas e a compontente política do processo de paz nesta província.

24 Agosto 2007 20:21:00




xhtml CSS