Emissário da FIFA inspeciona projetos financiados em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um emissário da Federação Internacional de Futebol (FIFA) chega esta quarta-feira a Cabo Verde para inspecionar dois  projetos de relvados sintéticos e a implementação das medidas destinadas a apoiar os deslocados provocados pela erupção vulcânica na ilha do Fogo, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte desportiva.

As duas relvas sintéticas acabam de ser implantadas no estádio municipal “Adérito Sena” e no campo “Alcindo Nascimento”, ambos na ilha de São Vicente, onde também a FIFA já financiou a construção de um Centro de Estágio.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, considera que a deslocação do emissário vai ser "muito importante", visto que vai permitir que sejam implementados projetos que terão “grande impacto” do ponto de vista social e desportivo.

Mário Semedo recordou que, para além disso, a missão tem a função de implementar um projeto para apoiar os deslocados de Chã das Caldeiras, obrigados a deixar os seus locais de residência habitual devido à erupção vulcânica que ocorre na ilha do Fogo desde de 23 de novembro passado.

"Em relação aos deslocados de Chã das Caldeiras a FIFA acudiu, de imediato, o nosso pedido e com um novo assentamento essa população terá uma nova infraestrutura desportiva, que, certamente, irá entusiasmar os jovens e as crianças dessa localidade", salientou o responsável.

A FIFA atribuiu 200 mil dólares americanos para o apoio de emergência às vítimas da erupção vulcânica e anunciou que vai financiar a construção de uma infraestrutura desportiva destinada à formação das crianças e adolescentes de Chã das Caldeiras.

Trata-se de um campo de relva sintética para o desenvolvimento do projeto «Football for Hope».

Nos últimos anos, a FIFA já financiou diversos projetos em Cabo Verde, num montante que ascende aos três milhões de euros.

No ano passado, a Comissão de Desenvolvimento da FIFA anunciou que vai atribuir à FCF um financiamento de 500 mil dólares americanos para a construção de um Centro de Estágio na ilha do Sal.

Esta é a terceira infraestrutura do género que o organismo máximo do futebol mundial financia em Cabo Verde depois dos centros na cidade da Praia, na ilha de Santiago e na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

A FIFA já tinha participado no financiamento do Centro de Estágio e sede da FCF, na cidade da Praia, no âmbito do Projeto Goal 2. Esta infraestrutura foi inaugurada, em maio de 2010, pelo presidente do organismo máximo do futebol mundial, Joseph Blatter, aquando da sua visita a Cabo Verde.

Desde de 2001 que a FCF beneficia da ajuda da FIFA, ao abrigo do projeto Goal, para a construção de infraestruturas desportivas no arquipélago e o apoio necessário para formação na área do Direito Desportivo.

O organismo máximo do futebol mundial apoiou também o arrelvamento, com relva sintética, de alguns dos estádios municipais do arquipélago.

A FIFA contemplou igualmente associações cabo-verdianas, no âmbito do programa Football for Hope, que todos os anos apoia instituições pelo mundo com  financiamento, equipamentos, projetos de treinamento, capacitação e intercâmbio.

O projeto mais visível no âmbito deste programa foi apoio dado à associação Delta Cultura, do Tarrafal de Santiago para construção de um Football for Hope Centre (Centro de Futebol para Esperança), inaugurado em 2013.

-0- PANA 07jan2015

07 Janeiro 2015 17:12:44




xhtml CSS