Embaixador americano esperado no Sudão

Lagos, Nigéria (PANA) – Um alto diplomata americano, o embaixador Robert Loftis, é aguardado segunda-feira no Sudão para uma visita duma semana no quadro da continuação dos esforços diplomáticos americanos para apoiar a aplicação dos acordos de paz globais  (Comprehensive Peace Agreements, CPA) neste país, indica um comunicado do Departamento de Estado americano.

O comunicado precisa que o embaixador Loftis, coordenador interino para a reconstrução e estabilização, vai dar um novo impulso à "aplicação total e no momento oportuno" dos CPA assinados em 2005  e que puseram termo à longa guerra civil entre o Governo sudanês e o Sul Sudão.

A visita do diplomata americano entra no quadro dos esforços que visam garantir o bom êxito do referendo de Janeiro de 2011 para a autodeterminação do Sul Sudão., de acordo com a mesma fonte.

"O embaixador vai deslocar-se igualmente a Juba (capital do Sul Sudão)  e a Cartum (a capital do Sudão) onde se reunirá com  membros do corpo de intervenção civil, desdobrados para evitar os conflitos e promover a estabilidade regional em previsão do referendo de autodeterminação de Janeiro de 2011", prossegue o comunicado entregue à PANA.

'-0- PANA SEG/ASA/SSB/MAR/DD 12Dez2010

12 décembre 2010 12:13:36




xhtml CSS