Embaixada de França financia projetos sociais no Congo

Brazzavill , Congo (PANA) – A Embaixada de França no Congo projeta financiar projetos de desenvolvimento social avaliados em 300 mil euros, anunciou, terça-feira em Brazzaville, Michel Pré, conselheiro de Cooperação da referida instituição.

O anúncio foi feito terça-feira à imprensa em Brazzaville durante uma conferência de imprensa conjunta organizada com Gabrielle Gathalam, encarregado de Missão da Sociedade Civil da Embaixada de França, na perspetiva do lançamento dos Projetos Inovadores das Sociedades Civis e Coligação de Atores (Piscca).

No total, 12 projetos serão financiados pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada de França no Congo, através do programa PISCCA que visa o reforço, a estuturação e profissionalização das organizações da sociedade civil congolesa.

O programa tem por objetivos, entre outros, encorajar projetos de desenvolvimento local perenes, promover iniciativas inovadoras da sociedade civil, reforçar as capacidades das pessoas beneficiárias dos projetos e das organizações da sociedade civil.

«O apoio à sociedade civil faz parte duma longa tradição de intervenção da Embaixada, da Cooperação Francesa e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O ideial é que esta sociedade civil, uma vez reforçada nas suas capacidades, seja uma interlocutora no diálogo com autoridades e outros parceiros”, precisou Michel Pré.

O programa PISCCA no Fundo Social de Desenvolvimento (FSD) retoma os programas do Fundo de Apoio às Sociedades Civis do Sul (FASCS) de 2013 a 2019, instalado pela Embaixada de França e que permitiu financiar 19 projetos no Congo.

No total, 109 projetos foram financiados pela França desde 1999 através do FSD e do FASCS, com cinco milhões e 930 mil euros, refere-se.

-0- PANA MB/BEH/FK/DD 10maio2018

10 Maio 2018 09:48:18


xhtml CSS