Agência Panafricana de Notícias

Eleições gerais no Sudão na reta final

Tunis, Tunísia (PANA) - As eleições gerais de abril próximo no Sudão entraram na reta final, com o lançamento da campanha eleitoral "num clima político democrático aberto'', declarou o vice-ministro sudanês da Justiça, Issam Eddine Abdelkader al-Zein.

Falando quinta-feira perante a 28ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, precisou que mais de 30 partidos políticos irão participar nas eleições para disputar 426 assentos da Assembleia Nacional e 36 das assembleias regionais, enquanto 15 candidatos, representando todas as correntes políticas do país, disputam a Presidência da República.

Ele expressou a vontade do Governo sudanês de alcançar a paz global no Sudão, para participar em todas as rondas de negociações convocadas pela mediação africana ao mais alto nível.

Lembrou que a situação na conturbada província de Darfur, noeste do país, tem registado uma grande establidade após a execução do acordo de paz de Doha, apelando à comunidade internacional para exercer a pressão sobre os movimentos armados e os grupos rebeldes para se juntarem ao processo de paz.

-0- PANA AD/IN/BEH/DIM/IZ 06março015