Eleições gerais marcadas para setembro na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Eleições legislativas e autárquicas vão decorrer na Mauritânia a 01 de setembro de 2018, soube sexta-feira a PANA de fontes oficiais.

Durante a sua reunião semanal de quinta-feira, o Governo "examinou e adotou um decreto convocando o colégio eleitoral para a eleição dos deputados à Assembleia Nacional, dos conselheiros regionais e dos conselheiros autárquicos" a 01 de setembro de 2018, precisam as mesmas fontes.

O anúncio da data da organização destas eleições acontece enquanto a oposição, agrupada no seio do Fórum Nacional para a Democracia e Unidade (FNDU),  composto por partidos políticos, organizações da sociedade civil, centrais sindicais e personalidades independentes, que decidiu participar no processo eleitoral, contesta a composição da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), da qual está excluído.

A CENI é composta por personalidades saídas da maioria e da oposição moderada, tendo participado num diálogo nacional organizado em setembro/outubro de 2016.

Os partidos do FNDU, entre os quais a Coligação Nacional para a Reforma e Desenvolvimento (RNRD-Tawassoul-movimento islamita moderado) e a União das Forças do Progresso (UFP) interpuseram um recurso diante da Câmara Administrativa do Tribunal Supremo para fazer anular o decreto de nomeação dos membros do comité diretor da CENI.

-0- PANA SAS/BEH/MAR7IZ 22junho2018

22 Junho 2018 18:49:59


xhtml CSS