Agência Panafricana de Notícias

Eleições de governadores e de assembléias dos Estados iniciadas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - As eleições dos governadores e das assembléias dos Estados começaram após a conclusão do processo de acreditação para verificar os cartões de eleitor biométricos apresentados por eleitores potenciais na maioria das assembleias de voto.

Embora se espera que a votação termine às 18 horas, hora local, ela vai continuar se todos os eleitores acreditados não exercerem o seu direito de voto até à hora marcada.

A taxa de participação não é tão elevada como nas eleições presidenciais e legislativas realizadas há duas semanas mas alguns casos de violência foram registados em algumas partes do país, em particular no Estado de Lagos, centro económico da nação, e no Estado de Rivers, produtor de petróleo no sul.

No entanto, as eleições dos governadores de 29 dos 36 Estados do país, bem como os legisladores dos 36 Estados são geralmente pacíficas na escala nacional.

Mais de 58 milhões de eleitores são chamados às urnas depois de terem levantado seus cartões de eleitor biométricos, designados cartões de eleitores permanentes (PVC), sobre um universo de 68 milhões e 800 mil eleitores que figuram na lista eleitoral.

Muhammadu Buhari, líder do principal partido de oposição Congresso de Todos os Progressistas (APC, sigla em inglês) derrotou o Presidente cessante da Nigéria, Goodluck Jonathan, do Partido Democrático dos Povos (PDP) nas eleições presidenciais de 28 de março último.

-0- PANA SEG/VAO/AKA/DIM/DD 12abril2015