Egito presente em reunião tripartida sobre barragem etíope "O renascimento"

Cairo, Egito (PANA) - O ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Saleh Shokry, deixou a cidade do Cairo quarta-feira de manhã para Cartum a fim de participarem numa reunião tripartida sobre a barragem etíope "O Renascimento", anunciou o porta-voz oficial egípcio, Ahmed Abu Zeid.

A reunião acontece no quadro de um acordo concluído entre os líderes dos três países durante em janeiro último em Addis Abeba, a capital etíope, a fim de buscar soluções para os obstáculos às negociações no quadro sobre a criação dum comité técnico tripartido.

Os três países, designadamente o Egito, o Sudão e a Etiópia, devem adotar primeiro um relatório do gabinete de consulta para iniciar estudos sobre as consequências da barragem nos dois países de desaguamento do Nilo, designadamente o Sudão e o Egito, explicou Abu Zeid.

O Egito colocará na mesa das discussões o acordo concluído entre os líderes dos três países sobre a a aplicação da "declaração de princípio de 2015", nomeadamente no que diz respeito aos estudos sobre barragens, a fim de se evitar supostas consequências adversas em ambos os países de desaguamento, acrescentou o porta-voz.

Reafirmou a disponibilidade do seu país para reforçar a cooperação entre os três países em todas as áreas, incluindo investimentos, o comércio e a cooperação técnica.

-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 05abril2018


05 Abril 2018 10:47:12


xhtml CSS