Egito e Gabão querem estebalecer verdadeira cooperação cultural

Cairo, Egito (PANA) – O ministro egípcio da Cultura, Helmy el-Nemnem, e o seu homólogo gabonês, Paulette Mengue, examinaram, domingo, no Cairo, as vias e meios de reforçar a cooperação entre os dois países em vários domínios, incluindo a formação e a tradução.

Durante um encontro como o seu homólogo egípcio, na cidade do Cairo, o ministro gabonês da Cultura afirmou o seu desejo de ver instaurara uma cooperação cultural entre os dois países, já são ligados por uma verdadeira cooperação nos domínios do ensino e da saúde.

O Estado do Gabão quer uma cooperação com o Egito no domínio da formação das elites culturais, sublinhou Mengue, afirmando que « o Gabão é um país interessado pela literatura e o seu Presidente é um dos maiores escritores » do país.

Por seu turno, o governante egípcio sublinhou que a cultura e as artes constituem os melhores meios para se estabelecer uma cooperação entre os povos.

Afirmou que o seu pelouro está totalmente disposto a cooperar em todos os domínios culturais porque, disse, as relações entre os dois povos são antigas e autênticas.

Estas relações, prosseguiu, não se devem limitar a nível da cooperação nos domínios do ensino e da saúde, mas devem avançar para atingir a cultura e a arte.

O ministro egípcio da Cultura deu o seu acordo para acolher estagiários gaboneses para que bebam a experiência egípcia no tocante à gestão da cultura, exortando a delegação gabonesa a escolher livros que deseja ver traduzidos pelo Centro Nacional Egípcio de Tradução.

Defende a criação duma feira cultural entre os dois países que exponham livros e profissões artísticas.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 16maio2016

16 Maio 2016 11:19:37


xhtml CSS