Egito e China assinam vários acordos de cooperação

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O Egito e a China assinaram neste fim de semana cinco acordos de cooperação nos domínios científico e do ensino, segundo o poerta-voz do Governo egípcio, Hossan al-Qaouich.

Os acordos foram rubicados domingo durante uma cerimónia presidida pelo primeiro ministro egípcio, Cherif Ismail. na presença do Vice-Ministro chinês para o Ensino Superior e Pesquisas Científica, Liu Yondang, em visita à cidade do Cairo.

Os mesmos leva a assinatura do ministro chinês das Ciências e Tecnologias, Wan Gan, e do ministro egípcio do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Achraf al-Chihi.

Segundo o porta-voz da Primatura egípcia, Hossam al-Qaouich, um dos acordos concerne à elaboração dum programa de trocas de bolsas de estudos entre os dois países com vista a aprofundar as relações bilaterais no domínio do ensino superior.

Nos termos destas convenções, a parte chinesa oferece anualmente 100 bolsas ao Egito a partir de 2016 até 2020.

Um outro protocolo prevê o reforço da cooperação entre as comissões nacionais egípcia e chinesa para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Também figura a elaboração dum programa de financiamento conjunto no domínio das ciências e tecnologias, destinado a apoiar as atividades de cooperação entre investigadores egípcios e chineses através de projetos de pesquisas inovadoras, indicou o porta-voz egípcio.

Frisou igualmente que o programa será financiado pelo países a razão de 10 milhões dólares americanos por Estado para uma duração de cinco anos.

A cooperação entre as cidades científicas dos dois países a fim aumentar a competitividade das empresas graças ao encorajamento de iniciativas em matéria de ciências e tecnologias bem como a troca de estudantes e de professores entre os dois países também constam destes acordos asinados, acrescentou Hossan al-Qaouich..

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 28março2016

28 Março 2016 12:53:20


xhtml CSS