Egipto e Etiópia determinados a buscar acordo sobre distribuição de águas de Nilo

Beijing, China (PANA) - O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, e o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, reafirmam a sua determinação a encontrar um acordo sobre a barragem La Renaissance (renascimento) que garante os direitos hidráulicos dos dois países sobre as águas do rio Nilo.

O acordo visa também preservar os direitos da Etiópia para realizar o seu desenvolvimento sem prejudicar os interesses egípcios no mesmo rio, conforme disse domingo o Presidente Al-Sissi durante um encontro em Beijing com o primeiro-ministro etíope, à margem do Fórum de Cooperação China-África.

Na ocasião encontro, as duas personalidades examinaram os desenvolvimentos dos dossiers bilaterais e dos ligados ao continente africano em geral, segundo a Televisão de Estado Egípcia.

Segundo a mesma fonte, o encontro realçou igualmente a importância de se prosseguir com concertações e a coordenação comum com vista ao reforço da cooperação entre diferentes países da região.

O objetivo destas concertações, de acordo com a fonte, é ajudar a solucionar diferendos que opõem as duas partes através de um diálogo construtivo, a fim de instaurarem a paz e o desenvolvimento.

As duas partes também sublinharam a importância de reforçar a cooperação económica e comercial entre os dois países.

-0- PANA YY/IN/JSG/DD 03set2018

03 Setembro 2018 13:44:02


xhtml CSS