Agência Panafricana de Notícias

Egipto acolhe reunião da UA sobre paz e segurança em África

Cairo- Egipto (PANA) -- Uma reunião da União Africana (UA) sobre a promoção da paz, segurança e estabilidade em África decorre desde quinta-feira no Cairo, indica um comunicado da organização panafricana.
No seu discurso de abertura, o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Aboul Gheit, saudou a iniciativa deste encontro que, a seu ver, prova que a África está a pôr em prática suas teorias.
Gheit pediu aos participantes para aproveitarem oportunidades como esta a fim de empreender programas de promoção da paz, segurança e estabilidade em África.
Por sua vez, o representante permanente do Malawi na UA, o embaixador Mbuya Isaac G.
Munlo, declarou que África se apercebeu de que todas as aspirações e objetivos de desenvolvimento só podem ser alcançados em paz.
Na sua ótica, este encontro é uma oportunidade de identificar melhor o desafio a fim de o atacar eficazmente.
Do seu lado, o secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Operações de Manutenção da Paz, Atul Khare, sublinhou a necessidade de institucionalizar este encontro.
"Hoje, África regista menos conflitos do que nestes últimos 20 anos, mas deve fazer face a desafios menos convencionais que constituem uma ameaça à paz, segurança, e estabilidade no continente", preveniu Khare.
O encontro "de alto nível" realiza-se sob o lema "Fazer da paz uma realidade em África a partir de 2010: Desenvolvimento de estratégias comuns e reforço da coordenação", em alusão à celebração do Dia Internacional da Paz, lê-se no comunicado.
Inscrito no programa do Ano da Paz e Segurança em África (YoPS, sigla em inglês), o fórum agrupa altos responsáveis, representantes e emissários especiais da UA, membros do Conselho Consultivo, bem como embaixadores da paz da UA.
A reunião é também uma oportunidade de encontrar soluções para um intercâmbio duradouro de ideias e informações entre encarregados da manutenção da paz em África, de acordo com a fonte.
O Egipto, um dos cinco países que mais participam nas missões de manutenção da paz das Nações Unidas, alberga a Brigada Norte da Força Africana Pronta (FAA).