Eduardo dos Santos regressa ao País após assitir a Cimeira da UA

  Luanda- Angola (PANA) -- O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressa Terça-feira ao país, proveniente de Addis- Abeba, Etíopia, apurou a PANA de fonte segura em Luanda.
O chefe de Estado angolano, acompanhado pelo seu Ministro das Relações Exteriores, João de Miranda e outros membros do governo, participou da primeira Cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e Governos da União Africana (UA),terminada  Segunda- feira.
   À margem do fórum, o chefe de Estado angolano, que está desde Domingo último na capital etíope, manteve um  encontro com o seu  homólogo da Nigéria, Olesegum Obasanjo, com quem abordou aspectos ligados a cooperação bilateral.
   Segundo a agência angolana de notícias ANGOP, Edurado dos Santos reuniu-se ainda, na qualidade de presidente da SADC, com os  predsidentes do Malawi, Moçambique e Zimbabwe, respectivamente, Bakili Muluzi, Joaquim Chissano e Robert Mugabe, para além de ter recebido em audiência o Ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros.
   Durante a conferência, em que participaram 34 chefes de Estado e outros governantes em representação dos seus presidentes, foram analisados  os conflitos armados na Côte d'Ivoire, Burundi e na República Centroafricana.
   A aprovação  do dossier referente ao estabelecimento do futuro Parlamento panafricano e a consagração, com algumas emendas do pacto constitutivo da Uinião Africana foram entres outros consensos a que chegaram  os líderes africanos.
   O organismo cujo protocolo deverá ser ratificado pelos países membros, não terá poder legislativo, mais será um dos mais importantes blocos do mundo, juntando-se, desta feita, ao Conselho da paz e segurança, criado em 09 de Julho de 2002, durante a cimeira constituinte da União Africana, em Durban, África do Sul.
   A UA, que substituiu a Organização de Unidade Africana (OUA), fundada em 25 de Maio de 1963, prevê ainda instituir um Tribunal  de justiça e algumas instituições financeiras.
   Cinquenta e três Nações africanas subscreveram os princípios da União Africana, que há um ano tem como presidente da Comissão Executiva (Secretário-geral), o ivoiriense Essy Amara.
  

04 Fevereiro 2003 11:17:00




xhtml CSS