Editores africanos condecoram ex-chefes de Estado do continente

Bamako- Mali (PANA) -- A terceira conferência do Fórum dos Editores Africanos entregou, quinta-feira, na capital maliana, Bamako, prémios de reconhecimento a ex-chefes de Estado africanos pela sua contribuição para a consolidação da democracia e a promoção da liberdade de imprensa nos seus respetivos países.
Os prémios foram entregues durante uma gala presidida pelo primeiro-ministro maliano, Modibo Sidibé.
Foram premiados os ex-chefes de Estado Alpha Oumar Konaré do Mali, Thabo Mbeki e Nelson Mandela da África do Sul, John Kufuor do Gana bem como a atual Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf.
Por seu turno, os jornalistas Norbert Zongo do Burkina Faso, Deyda Haydara e chief Manne da Gâmbia, Jean Leonard Rugambaye do Ruanda e Puis Njawe dos Camarões foram condecorados como "heróis da liberdade de imprensa".
Mais de 200 profissionais da imprensa provenientes de vários países africanos paticipam neste encontro de dois dias sob o lema "Os Média e o Desafio da Paz em África".
No termo dos seus trabalhos, os participantes vão elaborar uma estratégia de envolvimento da imprensa na gestão e na prevenção de conflitos no continente africano.

15 Outubro 2010 22:23:00


xhtml CSS