Agência Panafricana de Notícias

Ecobank autorizado a abrir banco de investimento no Quénia

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A Autoridade queniana dos Mercados de Capitais (AMC) concedeu à EBI Investment Corporation Kenya Limited, filial do Ecobank Capital, uma licença para a abertura dum banco de investimento no Quénia, anuncia o grupo bancário pan-africano em comunicado distribuído sexta-feira.

Para o diretor-geral do Ecobank-Quénia e responsável do Cluster África Oriental, Ehouman Kassi, "as atividades das empresas aumentaram nas regiões da África Oriental e Austral, criando um ambiente dinâmico para os serviços da banca de investimento".

As atividades da EBI Investment Corporation Kenya Limited estarão centradas nos mercados dos títulos de participação e de créditos, do financiamento estruturado do comércio e das matérias-primas, do financiamento de projeto, do aconselhamento às empresas ligadas ao petróleo e ao gás na África Oriental, das infraestruturas e dos setores de grande consumo.

A presença do Ecobank Capital no Quénia segue-se à aquisição da empresa de assessoria em investimento Iroko Securities Kenya Ltd, em julho de 2013, e ao pedido subsequente duma licença de banco de investimento junto do AMC, em novembro de 2013.

O Ecobank Capital junta-se assim a um número crescente de organismos de serviços financeiros no Quénia que aposta na banca de investimento para completar os seus serviços bancários comerciais.

Durante os dois últimos anos, o Ecobank Capital obteve financiamentos de mais de quatro biliões de dólares americanos para clientes dos setores público e privado em 12 países africanos.

O Ecobank Capital já abriu bacões em Abidjan (Côte d'Ivoire), Accra (Gana), Lagos (Nigéria) e Doualá (Camarões), e intervém em cinco bolsas africanas, designadamente Ghana Stock Exchange, Nigeria Stock Exchange, Bolsa Regional dos Valores Mobiliários de Abidjan, Douala Stock Exchange e a Bolsa dos Valores Mobiliários da África Central em Libreville.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/IZ 18julho2014