Eclipse solar visível nas ilhas Maurícias

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – Um eclipse solar, que será parcial, durante o qual o disco solar será eclipsado a 90 porcento, estará visível nas ilhas Maurícias a 1 de setembro de 2016, anunciou esta quinta-feira, em Port-Louis, o Centro Científico Rajiv Gandhi (CCRG).

O centro lembrou que o eclipse anular acontece quando a lua está mais longe da terra na sua órbita, o que faz a lua parecer mais pequena e assim durante este eclipse poder ver-se um anel de luz do sol.

O eclipse solar de 1 de setembro vai começar pouco depois do meio-dia nas ilhas Maurícias, com o início da fase parcial às 12:27 horas locais, o eclipse máximo às 14:13 e o final da fase parcial às 15:44, pelo que o sol estará mais alto no céu em toda a extensão das ilhas Maurícias, Rodrigues e Agaléga com um firmamento claro.

Trata-se do eclipse solar mais importante que vai ocorrer nas ilhas Maurícias durante este século, precisou o centro.

Num comunicado, o CCRG indicou que este eclipse solar estará igualmente visível a partir de Madagáscar e de várias regiões da África Central, devendo a sombra da lua atravessar igualmente partes dos Oceanos Atlântico e Índico.

O CCRG anunciou a instalação de telescópios, equipados de filtros solares especiais, no seu sítio, para permitir ao público olhar para o eclipse naquele dia.

-0- PANA NA/MA/FJG/TBM/MAR/IZ 25ago201

25 أغسطس 2016 15:16:19


xhtml CSS