EUA vão dar 53 milhões de Dólares para a Bacia do Congo

Brazzaville- Congo (PANA) -- O governo americano vai conceder 53 milhões de dólares para financiar as actividades de exploração da bacia do rio Congo, a segunda maior do mundo após a da Amazona, soube a PANA de fonte oficial.
"O governo americano e o presidente dos Estados-Unidos deram 53 milhões de Dólares para apoiarem a iniciativa da parceria sobre a floresta na Bacia do Congo", declarou segunda-feira em Brazzaville, o secratário americano encarregue pelo ambiente, Jofrefrey Burman, no final de uma audiência com o chefe do Estado congolês, Denis Sassou Nguesso.
Segundo Burman, esta iniciativa abrange 11 áreas em seis Estados membros da Bacia do rio Congo (Congo Brazzaville, República democrática do Cngo (RDC), R.
Centroafricana (RCA), Camarões, Gabão e Guiné Equatorial).
Em Janeiro último, numa conferência em Paris sobre a Bacia do Congo, o governo francês entregou mais de 15 milhões de Euros, escalonados para três anos, para a protecção das florestas da Bacia do Congo.
Por sua vez, a Agência francesa de desenvolvimento (AFD) prometeu um empréstimo para três anos de 30 milhões de Euros.
As florestas africanas cobrem cerca de 650 milhões de hectares, que representam 17 por cento da cobertura florestal mundial.
A Bacia do Congo estende-se numa superfície de 145 milhões de hectares.
Certos espaços verdes sofrem abates selvagens e/ou ilegais.
Por exemplo, nos Camarões, a exploração ilegal das florestas faz perder pelo menos 10 milhões de Dólares americanos por ano.
A superfície de floresta densa deste país, situada principalmente a sul, é de 22,5 milhões de hectares, dos quais 17,5 são exploráveis para fins de produção de madeira.
No Congo Brazzaville, a floresta é o sector em que a intervenção dos operadores económicos é quase inexistente.
Numerosas sociedades privadas expatriadas estão presentes no norte e no sul do país.
Este país é, pela sua superfície de 342.
000 km2, o quarto da Bacia do Congo.
Os 60 por cento do seu território são ocupados pela floresta rica (cerca de 6.
500 variedades vegetais).

11 Fevereiro 2003 12:46:00


xhtml CSS