Duas responsáveis de banco alemão demitidos por declarações racistas no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – Duas cidadãs alemãs responsáveis dum banco de microfinança alemão, “AB Bank”, no Rwanda foram demitidos por proferirem declarações racistas contra um empregado local de origem rwandesa que teria sido tratado de “macaco” pelos seus superiores hierárquicos, soube a PANA quinta-feira à noite de fonte segura em Kigali.

Segundo a fonte, Anne Gossner e a sua colega Marijinana Grujic teriam ironizado numa discussão, por correio eletrónico, sobre o comportamento do seu empregado, qualificando-o de « negro sujo » e « macaco sujo », o que provocou uma enorme polémica devido às declarações julgadas escandalosas igualmente pelo embaixador da Alemanha no Rwanda, Peter Fahrenholtz.

Após este escândalo de racismo, elas foram suspensas das suas funções até nova ordem. “Nós apresentamos as nossas desculpas pelos inconvenientes que causaram estes incidentes », anunciou o banco num comunicado publicado em Kigali.

Tudo começou quando a vítima das injúrias racistas, um jovem cidadão rwandês que trabalha no AB Bank, foi notificado que ele seria demitido por falta de profissionalismo por divulgar uma correspondência confidencial do banco ao público.

Antes do despedimento, as responsáveis do banco trocaram uma série de correspondências  por correio eletrónico, afirmando querer livrar-se deste « macaco » acusado de mau comportamento contra os seus superiores hierárquicos.

O AB Bank, que opera até agora na qualidade de instituição de microfinança no país, começou  em 2013 as suas atividades no Rwanda e a maioria dos seus acionistas está estabelecida na Alemanha.

Entre os acionistas figuram o Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), a Sociedade Financeira Internacional (SFI) e a Sociedade Financeira de Desenvolvimento dos Países Baixos (FMO).

Além do Banco Central, a Polícia rwandesa abriu um inquérito por injúrias de caráter racista e incitação ao ódio racial.

-0- PANA TWA/BEH/IBA/FK  19 junho 2015

19 يونيو 2015 14:52:03




xhtml CSS