Agência Panafricana de Notícias

Duas rádios e cadeia de televisão estrangeiras deixam de emitir na Côte d'Ivoire

Dakar, Senegal (PANA) – A Fundação da Imprensa para a África Ocidental (MFWA), uma organização de defesa da liberdade de imprensa, afirma que uma cadeia de televisão e duas rádios estrangeiras na Côte d'Ivoire desapareceram das antenas.

Num comunicado transmitido à PANA em Dakar, a MFWA indica que a cadeia de televisão « France 24 » e as estações radiofónicas "British Broadcasting Corporation (BBC) da Grâ-Bretanha e a francesa Rádio França Internacional (RFI) jã não emitem desde quinta-feira última.

"Não houve uma explicação por parte do Conselho Nacional de Radiodifusão (CNCA), órgão regulador da imprensa nacional controlado pelo Presidente cessante da Côte d'Ivoire, Laurent Gbagbo", sublinha a MFWA.

Por outro lado, explicou, também nada está claro se o desaparecimento das três estações tem alguma coisa a ver com a diretiva do CNCA de 2 de dezembro último relativa à interdição de todas as cadeias de rádio e de televisão estrangeiras que operam no país.

A MFWA sublinha que os órgãos de comunicação internacionais que cobrem a situação na Côte d'Ivoire «  foram constantemente acusados » pelo Governo de Gbagbo de apoiar Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional como o vencedor da segunda volta das eleições presidenciais.

Face a esta situação, a MFWA sublinha que os Ivoirienses estão privados do « acesso à informações exceto as (informações) partidárias da estatal Radiotelevisão Ivoiriense ( RTI)".

-0- PANA MLJ/SEG/NFB/AAS/IBA/FK/IZ 04março2011