Dólar baixa após liberalização do mercado cambial angolano

  Luanda- Angola (PANA) -- O dólar norte-americano registou já uma queda significativa face ao kwanza angolano, sete dias depois do governo angolano ter liberalizado o mercado da compra e venda de divisas.
   A moeda americana, que na semana passada esteve a ser comprada a 90 kwanzas a unidade e  vendida a 94 kwanzas no mercado informal, baixou consideravelmente nestes últimos dias estando a ser transaccionada, até quarta-feira, a 70 e 75 kwanzas respectivamente.
Na semana passada, o Banco Nacional de Angola (BNA) autorizou a venda livre de divisas à população até cinco mil dólares, a preços negociáveis e sem a obrigatoriedade de apresentar comprovativos de viagem para o exterior, como forma de "reduzir a actividade informal".
Com esta medida, o BNA disse pretender influenciar a queda da taxa de câmbio informal, estabilizando a taxa de refêrencia do mercado primário (entre o BNA e os bancos comerciais), que tem estado em decadência desde o fim de Agosto último.
Um outro objectivo é, segundo o BNA, alcançar uma taxa de inflação acumulada de 65 por cento até ao final do ano prevendo-se, para isso, a venda de títulos aos bancos comerciais para que estes invistam os seus excedentes em moeda local.
Quinta-feira, o BNA realizou três sessões de venda de divisas que atingiram um total de 19 milhões de dólares.
  

10 Setembro 2003 13:31:00


xhtml CSS