Dois protagonistas líbios em Conakry

Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Congresso Geral Nacional (CGN-Parlamento cessante), Nouri Bousahmein, e o primeiro-ministro do Governo de Salvação (um gabinete paralelo), Khalifa al-Ghoueil, encontram-se em Conakry (Guiné) desde quinta-feira a convite oficial do Presidente dese país e presidente em exercício da União Africana (UA), Alpha Condé.

A cadeia privada líbia, Al Nabaa, divulgou imagens da chegada de Bousahmein e al-Ghoueil e o seu acolhimento no aeroporto de Conakry.

De acordo com a fonte, este é o primeiro aparecimento em público do presidente do CGN, há cerca de um ano, depois de ter desaparecido da cena política na capital líbia, Tripoli, e após a ocupação desta cidade por uma força sua, chamada de Conselho Supremo do Estado dos Palácios Presidenciais, onde fica a sede deste Parlamento paralelo.

O gabinete de informação do presidente do Conselho Supremo do Estado, Abdelrrahman Al-Sweihli, anunciou em outubro último que haviam sido demitidos o presidente do CGN, Nouri Bousahmein, "por cumplicidade no ataque contra a sua sede", bem como 23 outros membros d a instituição.

Descontente com esta situação, a União Europeia (UE) impôs sanções em abril último a Nouri Bousahmein, Aguila Saleh, presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento), e Khalifa al-Ghoueil, primeiro-ministro do Governo de Salvação em Tripoli, a soldo da referida entidade.

-0- PANA BY/BEH/SOC/MAR/DD 05maio2017

05 Maio 2017 08:07:26




xhtml CSS