Agência Panafricana de Notícias

Dois novos casos positivos de coronavírus em Angola

Luanda, Angola (PANA) - O número de casos positivos de Covid-19, em Angola, passou de 14 para 16, anunciaram segunda-feira as autoridades sanitárias.

Segundo o secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, trata-se de dois cidadãos de 19 e 25 anos de idade chegados ao país num voo de 20 de março último, provenientes de Portugal.

Todos os casos positivos registados até agora, no país, são importados, não havendo qualquer contaminação local ou comunitária, esclareceu Mufinda na habitual conferência de imprensa sobre o ponto de situação da pandemia.

Dos 16 infetados, todos cidadãos nacionais regressados de Portugal, dois morreram, dois recuperaram e restantes estão em tratamento.

Os primeiros dois casos positivos do Covid-19, em Angola, foram anunciados a 21 de março passado, e o terceiro dois dias depois, envolvendo cidadãos angolanos chegados a Luanda, nos dias 17 e 18 deste mês.

Das mil 919 pessoas que estavam em isolamento sanitário, em todo o país, 340 já tiveram alta após resultados negativos nos testes.  

Angola observa uma quarentena geral, desde 27 de março último, no quadro das medidas para conter a propagação da pandemia.

Foram declarados 15 dias prorrogáveis de Estado de Emergência, acompanhado do encerramento de todas as fronteiras nacionais, escolas, universidades e serviços da Administração Pública.

As fronteiras mantém-se, todavia, excecionalmente abertas para a entrada e saída de carga diversa, incluindo equipamento e material huminatário bem como para a evacuação de doentes.

Estão igualmente suspensas todas as deslocações interprovinciais, exceto também para o transporte de mercadorias e para a evacuação de doentes.

O Covid-19 já infetou mais de um milhão 328 mil pessoas no Mundo, das quais mais de 73 mil morreram e mais de 284 mil estão recuperadas.

A doença surgiu na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se rapidamente pelo Mundo inteiro, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declará-la uma pandemia.

Em África, ela está presente em 50 dos 55 países do continente, com quase oito mil infeções e mais de 300 mortes, segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (CDC).

São Tomé e Príncipe continua o único país lusófono sem registo de infeção.

-0- PANA IZ 06abril2020