Dois advogados franceses defendem Laurent Gbagbo

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – Laurent Gbagbo, proclamado Presidente da Côte d'Ivoire pelo Conselho Constitucional mas não reconhecido pela comunidade internacional, contratou dois célebres advogados franceses, o ex-ministro Roland Dumas, de 88 anos, e Jacques Vergès, de 85 anos, para defender a sua causa, soube a PANA de fonte segura.

« Gbagbo tornou-se um símbolo e representa uma África nova, uma África que não se inclina, e é isto que é intolerável para os dirigentes franceses », declarou Jacques Vergès, no termo duma reunião com o Presidente cessante ivoiriense quinta-feira em Abidjan.

Por seu lado, Roland Dumas, disse, após um encontro com Gbagbo quinta-feira em Abidjan, que ele e o seu colega vieram  à Côte d'Ivoire para se ocupar da crise pós-eleitoral.

« Vamos fazer um Livro Branco e depois assumiremos a defesa das autoridades locais. Quanto mais avançamos, mais sabemos que houve fraudes na segunda volta das eleições », indicou.

Os dois advogados deslocaram-se a um hopital militar com a presidente  das « Mulheres Patriotas », Geneviève Bro Grebé, para visitar feridos dum incidente ocorrido quarta-feira entre uma patrulha da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) e jovens apoiantes de Gbagbo na comuna de Abobo, em Abidjan.

-0- PANA GB/JSG/MAR/TON 31Dez2010

31 Dezembro 2010 11:04:50




xhtml CSS