Agência Panafricana de Notícias

Divida publica de Cabo Verde representa 134,9% do PIB

Praia, Cabo Verde (PANA) – A dívida pública de Cabo Verde, referente ao 2.º trimestre de 2020, situou-se em 247 mil 802 milhões de escudos, representando 134,9 do Produto Interno Bruto (PIB) do país, apurou a PANA de fonte oficial.

O Governo,  através do Boletim da Dívida Pública, deu conta que, no período em referência, registou-se um acréscimo de 16,0 pontos percentuais em relação ao estoque/PIB do mesmo período do ano anterior, justificado pela queda do PIB e pelo aumento nominal da dívida, como consequências do impacto da crise económica provocada pela pandemia da covid-19.

O documento divulgado elucidou que o crescimento absoluto da dívida pública foi de 15 mil 718,1 milhões de escudos,  equivalentes a uma variação positiva de 6,8 por cento face ao valor do trimestre homólogo do ano anterior, que se justifica pela combinação dos fatores, nomeadamente os novos recursos mobilizados, a variação cambial e as amortizações do período em análise.

Já o serviço da dívida central, conforme os referidos dados, atingiu, no 2.º trimestre de 2020, o valor de 8.744,2 milhões de escudos,  representando um aumento de 51,3 por cento em relação ao valor do ano anterior no mesmo período.

“O aumento foi mais consistente no serviço da dívida interna que cresceu 95,7 por cento em relação ao período anterior, que corresponde, em termos absolutos, ao valor de 2.565,6 milhões de CVE”, lê-se no boletim.

O aumento do serviço da dívida interna é justificado pelo perfil de amortização dos títulos de Tesouro, que são geralmente de prazos mais curtos e com valor de juros mais elevados, quando comparado com os da dívida externa, segundo a fonte.

A mesma fonte informa que, no segundo trimestre de 2020, o valor global correspondente a nova dívida bruta do Governo Central, para financiar o Orçamento do Estado, foi de 12.305,3 milhões de escudos, tendo sido registado um aumento ligeiro de 1,1 por cento face ao valor do período homólogo do ano anterior.

Ainda de acordo com o documento, os desembolsos da dívida externa contribuíram com 3.343,9 milhões de escudos cabo-verdianos (CVE) para o total, representando um aumento de 10,3 por cento face ao valor do período anterior.

Referiu que as emissões de títulos da dívida interna contabilizaram o montante de 8.961,4 milhões de escudos, registando uma diminuição de 2,0 por cento em relação ao mesmo período de 2019.

-0- PANA CS/DD 26set2020