Agência Panafricana de Notícias

Divergências entre parceiros líbios constituem ameaça à unidade nacional, diz ONU

Tripoli, Líbia (PANA) – A persistência de divergências e divisões, marcadas pela ausência dum acordo global sobre a gestão do período de transição democrática, constitui uma ameaça séria à unidade nacional, à paz e ao desenvolvimento na Líbia”, advertiu a Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia, num comunicado divulgado no fim de semana.

A Missão exprimiu, no mesmo texto, a sua "profunda preocupação" por esta situação, afirmando que ela continuará os esforços para chegar a um consenso nacional.

Revelo ter acolhido quinta-feira uma quinta ronda de negociações em que participaram responsáveis políticos que foram instados a «cada vez mais esforços para chegar a um entendimento comum sobre a forma de resolver a crise política".

O comunicado considera que a situação de segurança na Líbia deteriorou-se sobretudo na sequência dos acontecimentos registados no sul, no leste e no oeste da capital, Tripoli, dos raptos dum certo número de diplomatas e de civis.

A Missão exortou também as autoridades líbias a satisfazer imediatamente as aspirações do povo e a ultrapassar as suas divergências políticas, reafirmando a sua disponibilidade « de conceder toda ajuda suscetível de facilitar a organização dum diálogo nacional que garanta um consenso sobre a resolução da crise atual ».

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/FK/IZ 26jan2014