Agência Panafricana de Notícias

Dispositivo policial diante da sede de partido da oposição gabonesa

Libreville, Gabão (PANA) - A sede da União Nacional (UN), partido da oposição dissolvido pelas autoridades gabonesas, estava desde sábado à tarde sob um controlo severo das forças de polícia estacionadas diante da sua entrada principal, constatou a PANA no local.

A polícia, que manteve domingo a sua presença no local, tinha visivelmente por missão impedir os líderes da oposição de se deslocar aos bairros denominados "Cocotiers" a fim de homenagear a família duma jovem falecida durante uma manifestação que degenerou em violência quarta-feira última na capital gabonesa.

O presidente da UN, Zacharie Myboto, um dos ex-dignitários do regime de Omar Bongo Ondimba (pai do atual Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba), que passou para a oposição em 2005, declarou no mesmo dia à imprensa que "vamos usar as nossas viaturas para nos deslocarmos a este local, porque não temos a autorização de anifestar".

O Gabão celebrou sexta-feira o 52º aniversário da sua ascensão à soberania internacional num clima de tensão e numa atmosfera pouco festiva, notáveis em bairros, através de um desdobramento inabitual das forças de polícia na maioria das ruas de Libreville.

Este dispositivo policial esteve ainda mais visível domingo, nomeadamente em estações de serviços, cruzamentos e pontos estratégicos da capital, constatou a PANA no local.

-0- PANA LAW/SSB/MAR/DD 19agosto2012