Agência Panafricana de Notícias

Diretora-geral da UNESCO saúda memória de Chinua Achebe

Paris, França (PANA) – A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, rendeu uma vibrante homenagem ao escritor nigeriano, Chinua Achébé, falecido quinta-feira em Boston, nos Estado Unidos, qualificando-o de “gigante da identidade africana”.

« Chinua Achebe foi um gigante da identidade africana e um campeão das lutas contra todas as formas de discriminação, racismo e preconceitos. A sua vida e a sua obra são uma lição de integridade e de pensamento crítico”, declarou a responsável da agência onusina num comunicado divulgado em Paris.

Vencedor de uma bolsa da UNESCO em 1960, Chinua Achebe registou um sucesso mundial com o seu livro divulgado em 1958, « Falling Apart », romance traduzido em mais de 50 línguas.

« Foi o início de uma longa carreira marcada pela vontade de aprofundar a compreensão e o respeito mútuos e de construir pontes entre os povos e entre tradição e modernidade, apoiando-se sempre na riqueza da cultura africana », afirmou Irina Bokova.

Aos 82 anos de idade, Achebe faleceu quinta-feira à noite em Boston, depois de internado num hospital por uma doença cuja natureza não foi precisada.

-0- PANA BM/AAS/SOC/FK/IZ 24março2013