Agência Panafricana de Notícias

Diretora-geral da UNESCO condena assassinato de jornalistas no Sudão do Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, denunciou quinta-feira à noite o assassinato de seis jornalistas no Sudão do Sul que cobriam combates no norte do país.

"Condeno o assassinato de Musa Mohammed Dahiyah Boutros Martin Khamis, Dalia Marko, Randa George Adam e Adam Juma Adam", declarou Bokova num comunicado da UNESCO transmitido à PANA em Nova Iorque.

Acrescentou que "essas mortes são um golpe contra a liberdade de informação e a de expressão.

Apelou às autoridades para fazerem tudo que estiver ao seu alcance para garantirem a proteção destes direitos essenciais e permitirem aos jornalistas fazerem o seu trabalho em condições seguras.

Declarou que os seis jornalistas mortos, dos quais duas mulheres e um Iraniano, foram encontrados ao lado de seis outros civis abatidos por indivíduos não identificados durante um ataque domingo último a dois automóveis.

A UNESCO defende, há muito tempo, uma melhor proteção de jornalistas que trabalham em ambientes perigosos e em áreas de conflito, sensibilizando organizações de imprensa à necessidade de preparar jornalistas para perigos durante reportagens em guerra.

Consequentemente, a agência onusina oferece um livro sobre esta matéria, disponível e gratuito a fim de promover uma maior consciencialização.

-0- PANA AA/AR/MTA/TBM/DIM/DD 30jan2015