Diretora Regional da Oms para África desencadeia resultados positivos da sua visita em Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moeti, considerou, sexta-feira, positivo o balanço da sua visita de três dias à Mauritânia.

"Durante a minha presença aqui, pude constatar com satisfação o alto nível de compromisso ligado a questões de saúde, de investimentos cada vez mais fortes para reforçar o sistema de saúde e a convergência entre o Governo e  a OMS em vários pontos", regozijou-se Moeti durante um briefing com a imprensa.

"Nós assumimos compromissos compartilhados para reforçar o nosso nível de parceria a fim de preservar e melhorar a saúde das populações mauritanas. E reiterei às autoridades a disponibilidade da OMS para acompanhar a marcha do país em direção à Cobertura Universal de Saúde ( CMU), através da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD, sigla em francês), em particular o Odd3 ", acrescentou.

Durante sua visita, Moeti visitou o Centro Nacional de Oncologia, uma estrutura com ambições sub-regionais e regionais.

Expondo as suas impressões, a responsável declarou-se "impressionada com o compromisso e a dedicação dos gerentes e de todo o pessoal.

"Gostei muito da experiência mauritana e dos meios modernos à disposição deste centro. Esta é uma boa iniciativa que agradeço e encorajo, particularmente o acordo concluido entre o Tchad e a Mauritânia para uma cooperação Sul-Sul nesta área ".

Além disso, a OMS comprometeu-se a apoiar a Mauritânia com vista a reduzir a taxa de mortalidade materna que é atualmente de 560 por 100 mil nascimentos.

-0- PANA SAS/DIM/DD 09dez2017


09 Dezembro 2017 16:11:15


xhtml CSS