Diretor-geral da Bolsa de Abidjan nomeado novo presidente dos Mercados de Capitais

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O diretor-geral da Bolsa Regional dos Valores Mobiliários de Abidjan (BRVM), Edoh Kossi Amenounvé, foi eleito, sexta-feira, por unanimidade à frente do Conselho para a Integração dos Mercados de Capitais Oeste Africanos (WACMIC, sigla em inglês).

Amenounvé tem como missão prosseguir a criação de estratégias que visam a integração dos mercados de capitais através do acesso patrocinado para sociedades bolsistas, uma licença  única para as apuradas para intervir no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a criação de uma plataforma comum de cotação à escala regional.

Ele substitui o diretor-geral da Bolsa da Nigéria, Oscar Onyema, eleito à presidência da Associação das Bolsas Africanas (ASEA) durante a recente assembleia geral decorrida no Quénia.

A eleição de Amenounvé surgiu no termo do primeiro encontro anual do WACMIC realizado entre 5 e 6 de março, em Abuja, na Nigéria.

Terá como vice-presidente o diretor-geral da Securities and Exchange Commission (SEC) do Gana, Adu Anane Antwi.

O WACMIC foi oficialmente criado em 2013, sob a égide da CEDEAO, pelos agentes dos mercados de capitais que são os órgãos de regulação, as bolsas dos valores mobiliários, os depositários centrais e os operadores do mercado financeiro.

Ele integra a Nigéria, o Gana, a Serra Leoa, Cabo Verde e os oito países da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).

Amenounvé é diretor-geral da BRVM desde 1 de outubro de 2012.

-0- PANA BAL/JSG/CJB/IZ 8março2015

08 Março 2015 08:07:50




xhtml CSS