Director-Geral da UNESCO defende igualdade do género

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- O Director-Geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura apelou aos países a lutarem pela igualdade do género, uma "precondição para o alcance dos objectivos de desenvolvimento do milénio fixados pelas Nações Unidas".
Numa mensagem divulgada sábado em Ouagadougou para marcar o Dia Internacional da Mulher, Matsuura exprimiu-se satisfeito com o lançamento deste apelo em África, um continente onde estas metas são de importância capital, sobretudo as ligadas a educação universal, alfabetização e igualdade do género.
Matsuura participou na capital burkinabe de um Seminário promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) sobre a Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano (NEPAD).
O encontro visou transmitir uma interpretação africana dos objectivos do milénio, disse Matsuura, que realçou a importância de educação primária para todos.
O Director-Geral da UNESCO sublinhou que a alfabetização das mulheres e o combate ao HIV/SIDA "estão entre os factores decisivos para a redução da taxa de mortalidade infantil e a melhoria das condições de higiene e saúde".
Destacou o papel das mulheres na promoção de um desenvolvimento sustentável em muitas partes do mundo.
Matsuura defendeu que "todas as mulheres deveriam ter a possibilidade de gozar plenamente dos seus direitos básicos, incluindo o acesso a educação, que é um dos mais importantes, e participar equitativamente na vida política, social e cultural".

09 Março 2003 19:27:00




xhtml CSS