Agência Panafricana de Notícias

Diplomata queniano chefia escritório da ONU na União Africana

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretarário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou quarta-feira o diplomata queniano Zachary Muburi-Muita como chefe do primeiro escritório da ONU junto da União Africana (UA) criado no ínicio deste ano para fortalecer os laços entre as duas organizações internacionais.
Zachary Muburi-Muita, que foi representante permanente do Quénia junto das Nações Unidas em Nova Iorque, desde 2006, já exerceu para o seu país cargos nos domínios diplomático, político, civil, militar e de gestão desde 1982.
Uma breve declaração entregue à PANA em Nova Iorque indica que Muburi-Muita está encarregue de "construir laços fortes entre a ONU e a UA e outras organizações ub-regionais.
" A carreira diplomática de Muburi-Muita inclui participação em várias iniciativas ligadas à Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC), ao Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e à Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).
Em Janeiro passado, ele foi eleito presidente da Comissão de Alto Nível das Nações Unidas sobre a Cooperação Sul-Sul, que tem a missão de ajudar a impulsionar o desenvolvimento económico entre as nações mais pobres do mundo.
O novo escritório da ONU na sede da UA em Addis Abeba (Etiópia) foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de Julho de 2010.