Diplomata nigeriano lidera Missão Conjunta da União Africana e ONU em Darfur

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O diplomata nigeriano Martin Ihoeghian Uhomoibhi foi nomeado para o cargo de novo chefe da Missão conjunta da União Africana e da  Organização das Nações Unidas em Darfur (MINUAD) e medianeiro-chefe do processo de paz em Darfur, no oeste sudanês, declararam terça-feira as duas instituições.

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e a presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, anunciaram a nomeação do diplomata nigeriano em substituição de um outro nigeriano, Abiodun Uluremi Bashua, que ocupava o cargo de chefe da MINUAD.

Fundador do Instituto Pan-africano para os Negócios e Estratégia Mundiais, Uhomoibhi vai assim cumular as funções de emissário do Secretário-Geral da ONU e chefe da MINUAD.

Ele tem por incumbência levar as principais fações rebeldes de Darfur à mesa das negociações depois duma série de tentativas frustradas de alcançar uma resolução pacífica da crise de Darfur.

Durante os seus mais 30 anos de serviço no Ministério nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Uhomobihi ocupou o cargo de secretário permanente, de embaixador da Nigéria na Suíça e de representante permanente no escritório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça.

-0- PANA AO/SEG/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 28out2015

28 Outubro 2015 08:57:48




xhtml CSS